Montepio

Nova Imagem (5

 

O Montepio, a maior associação mutualista do País e instituição financeira entre as líderes no plano nacional, é parceiro da sociedade civil e sustenta a sua atividade em sólidas bases de solidariedade interpares, em linha com as melhores práticas de Responsabilidade Social (RSE) e ética corporativa.

Nessa linha, e por defender que só a partilha do risco e a solidariedade da ação podem ser receitas de sucesso, o Montepio assume a dupla qualidade de empresa e de mutualidade, posiciona-se como entidade-ponte entre o setor solidário e o lucrativo e como parceiro do Estado no desenvolvimento sustentado de uma política de inclusão. 

Desde 1840 que o Montepio procura contribuir para o desenvolvimento do País, fortalecer as estruturas solidárias nacionais, apoia os cidadãos mais vulneráveis, garantir futuros e ajudar a concretizar sonhos. 

Enquanto instituição do setor da economia social, o Montepio tem por missão colocar o progresso económico ao serviço dos associados, dos clientes e da comunidade e não encara outro futuro que o de continuar a prestigiar o mutualismo, a apoiar as famílias, as empresas e os projetos empreendedores, com seriedade, transparência, rigor, ética e humanismo. 

Para tal, defende o envolvimento crescente do mundo empresarial na resolução das questões sociais, a promoção de uma sociedade inclusiva e o desenvolvimento de uma cidadania consciente, que garanta uma proteção social de qualidade ao longo do ciclo de vida dos indivíduos e a disseminação da solidariedade pela comunidade. 

Assumindo-se como entidade eticamente responsável, o Montepio traçou um programa de Responsabilidade Social que abrange diversas frentes, converge integralmente com os valores e missão mutualista e se concretiza através da Associação Mutualista, da Caixa Económica, da Fundação Montepio e dos mais de 800 colaboradores-voluntários. 

O trabalho desenvolvido a cada ano assegura apoio a inúmeros projetos nas áreas de solidariedade social, saúde, ambiente, economia social, educação e formação, e revela a natureza de uma instituição criada pelas pessoas e para as pessoas.